quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

O que você precisa saber ao ser tentante ?!


O que você precisa saber ao ser tentante ?!

A infertilidade tem crescido muito nos últimos tempos. Não sabemos se é porque fala-se mais no assunto do que antigamente ou se realmente o stress do dia a dia e outros fatores do nosso entorno colaboram para que esse fato aconteça mais repetidamente. Definitivamente, o assunto “Como Engravidar” está cada vez mais em pauta.

Antes de tudo vale ressaltar que é normal um casal levar mais do que 12 ciclos, ou seja um ano para engravidar. Somente depois os casais devem procurar ajuda médica. Como primeiro passo para engravidar, a mulher tentante deve conhecer bem seu ciclo menstrual para determinar o período fértil, o tempo em que ovula e a gravidez pode ocorrer. A ovulação ocorre tipicamente 14 dias antes do fim do ciclo, ou seja, antes da menstruação. Técnicas simples como temperatura basal ou método Billings para determinar quando ter relações sexuais colaboram bastante para que a gravidez aconteça. Tentantes com ciclos irregulares enfrentam mais dificuldades neste processo.

Existem alguns truques e métodos que podem ajudar. O uso de testes de ovulação por exemplo providencia uma possibilidade mais exata de identificar o período fértil. Quando o casal estiver acima do peso, uma dica para engravidar mais rápido é emagrecer pois aumenta as chances significativamente. A alimentação também colabora no processo. O consumo de certos alimentos, chás e vitaminas como ácido fólico pode combater possíveis empecilho do casal que está tentanto engravidar. Até a adoção de certas posições sexuais pode incrementar as chances quando a fisionomia do útero da tentante requer.

Se mesmo assim se passa um ano sem concepção, o casal deve suspeitar que exista alguma dificuldade mais séria. O problema geralmente vem de uma das partes do casal, em casos raros de ambos. Mesmo que a suspeita geralmente é da mulher tentante, é importante observar que o motivo também pode ser de infertilidade masculina. Com tudo existe toda uma gama de possibilidades que impede que a tentante possa conceber naquele momento ou em geral. Por isso, é preciso procurar um médico especialista.

O profissional está capacitado para solicitar os exames de acordo com o perfil de cada casal e pela idade da mulher tentante. Os exames mais simples são os hormonais de sangue para identificar problemas com:

Progesterona
Estrogênio
Gnrh
FSH
LH
Prolactina
Testosterona


Com esses exames dá para ter uma ideia de como está a saúde do ciclo da tentante. A ultrassom percebe via imagens se há alguma coisa errada com o útero e ovários. Em casos específicos, os ovários policísticos são visualizados ainda no primeiro exame. Quando for um caso mais complexo, o médico pedirá outros exames complementares como a histerossalpingografia por exemplo. Como engravidar requer cuidados, os demais exames seriam uma forma de ajudar a descobrir problemas como endometriose, trompas aderentes ou obstruídas e também anovulação crônica.

Além das mulheres, os homens que buscam a gravidez com sua parceira, devem fazer exames hormonais e um espermograma. Caso haja baixa motilidade do esperma ou má qualidade, o especialista irá indicar vitaminas e medicamentos ideais para aquele caso em específico. Se estiver tudo ok com ambos, o médico libera as tentativas. Caso necessite, ele indicará um tratamento adequado para restaurar a fertilidade. Os procedimentos como indução ovular, fertilização, inseminação artificial e outros, são de alçada médica, por isso um bom especialista pode ajudar e muito.

Enquanto o homem pode fabricar espermatozoides durante toda a vida adulta, a idade pode ser um inimigo cruel da fertilidade feminina. Por isso deixar para engravidar tardiamente pode se tornar um problema. A reserva ovariana da mulher é gerada ainda intra útero e com o passar do tempo, a qualidade dos óvulos cai gradualmente e aos 40 e poucos anos, a mulher teria apenas 12% de chances de engravidar naturalmente a cada ciclo ovulatório. Nestes casos é muitas vezes inevitável o casal tentante recorrer a tratamentos.

Pelo lado sentimental, principalmente a tentante pode sofrer com a demora e falta de resultados dos esforços e tempo investidos. A frustração pode chegar e se instalar repentinamente ou aos poucos, causando um estrago mental. A partir do momento em que o casal decide ter um filho, mesmo sem existir, esta criança domina a vida dos futuros papais. Esse sentimento pode atrapalhar na fertilidade, mesmo que esteja tudo em ordem com a saúde do casal. A ansiedade chega a afetar fisicamente e coloca uma barreira intransponível para algumas tentantes. Por isso tentando engravidar requer que o casal fique o mais relaxado possível.

“Como engravidar?” se torna uma filosofia de vida para muitas tentantes. As informações sobre medicamentos e procedimentos estão cada vez mais procuradas e acessíveis na internet. Porém, o risco está em se tomar medicação para fertilidade por conta própria. Usar indutores e hormônios coloca em maus lençóis a fertilidade, pois pode trazer à mulher ou ao casal o efeito oposto ao desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário