sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Temperatura basal: como medir?


Conhecendo a Temperatura Basal!


Temperatura basal é a temperatura mais baixa que o corpo atinge em repouso, geralmente quando a pessoa está dormindo.
Saber verificar a temperatura corporal e estar atenta às suas oscilações pode ser uma boa técnica para que a mulher conheça o seu corpo e perceba o início da ovulação e dias mais férteis, já que nesse período, a temperatura da mulher tende a ficar um pouco mais alta devido a produção de um hormônio indutor de aquecimento chamado progesterona.

O que é temperatura basal?


A medição deve começar a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, assim que a mulher acordar (o ideal é ter uma noite de sono de no mínimo seis horas para que os valores sejam mais precisos).
É importante fazer a verificação o mais cedo possível, de preferência ainda deitada, pois a atividade física eleva a temperatura corporal e com isso a verificação pode ficar prejudicada. Verificar a temperatura todos os dias com o mesmo termômetro e no mesmo lugar (os locais mais indicados são embaixo da língua ou na axila, apesar de algumas mulheres verificarem a temperatura da vagina ou ânus, o que não é recomendado) também aumentam as chances de uma percepção mais precisa das alterações.
Apesar de muitas mulheres utilizarem esse método e acreditarem em sua eficácia, os médicos se dividem em opiniões com elação à sua precisão e real auxílio para quem deseja engravidar.

Gráfico temperatura basal positivo

Conforme o gráfico abaixo, o aumento da temperatura é sutil, em média entre 0,2ºC e 0,4ºC, mas há casos em que percebe oscilações maiores ou menores. A temperatura deverá elevar-se entre dez e dezesseis dias, até que a quantidade de progesterona no organismo diminua e a mulher fique novamente menstruada. Caso a mulher engravide, a temperatura permanecerá alta até o nascimento do bebê.


Para entender melhor como a temperatura basal pode auxiliar a mulher para engravidar, o ideal é criar um gráfico para acompanhar as oscilações que a temperatura corporal apresenta.


Temperatura basal normal

A temperatura basal normal da mulher varia entre 36,2ºC a 36,7ºC, a qual é verificada a partir do primeiro dia de medição. É ela que deve ser tomada como base e ponto inicial para verificar as modificações de temperatura no decorrer do mês.


Caso a temperatura permaneça baixa após a ovulação, significa que não ocorreu ovulação durante esse ciclo de verificação, pois é esse processo que libera a progesterona e faz com que a temperatura aumente.

Método contraceptivo

O óvulo só tem possibilidade de ser fecundado em suas primeiras 24 horas, após esse período, atinge a maturação e posteriormente em deterioração. A temperatura corporal atinge o pico mais elevado a partir dos dois primeiros dias antes da ovulação até o terceiro dia após, portanto, ao verificar o gráfico e saber reconhecer essas alterações no decorrer do mês, a mulher consegue identificar os seus dias férteis e, assim, evitar ou planejar a concepção.

Tireoide

Além de auxiliar na percepção do período fértil e com isso facilitar ou evitar uma gravidez, a análise da temperatura basal também serve para verificar possíveis distúrbios com a glândula tireoide. Nesse caso, a medição deve ser feita oralmente e, em caso de mulheres, a partir do terceiro dia do ciclo menstrual.
Caso a temperatura basal se mostre elevada constantemente, isso pode ser um sinal de hipertireoidismo, o que faz com que o metabolismo fique acelerado e haja um aumento da frequência cardíaca.
Apesar de ser um teste que pode auxiliar no autoconhecimento corporal, é muito importante ir à uma consulta médica para constatação de possíveis problemas hormonais, pois o teste de temperatura basal não é um resultado de precisão.
Que tal tentar ?!
Nenhuma descrição de foto disponível.

Novo coronavírus: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção

Como as notícias ultimamente tem sido sobre essa nova doença que está afetando a China e chegando aqui no Brasil, vamos ir um pouco mais a fundo e saber o que é e como nos prevenir para que não se propague ainda mais essa doença.

O que é o novo coronavírus?

É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China. Importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.
Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.
IMPORTANTE: O Ministério da Saúde tem realizado monitoramento diário da situação junto à OMS, que acompanha o assunto desde as primeiras notificações, em 31 de dezembro de 2019.

Como o novo coronavírus é transmitido?

As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.
Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.
Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor.
O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Como é feito o diagnóstico do novo coronavírus?

O diagnóstico do novo coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus. As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma das amostras será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra amostra será enviada para análise de metagenômica.
Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. O diagnóstico do novo coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. Orienta-se a coleta de aspirado de nasofaringe (ANF) ou swabs combinado (nasal/oral) ou também amostra de secreção respiratória inferior (escarro ou lavado traqueal ou lavado bronca alveolar).
IMPORTANTE: Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Como é feito o tratamento do novo coronavírus?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do novo coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:
  • Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
  • Uso de humidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.
Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Quais são os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Os principais são sintomas são:
  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.




































Como prevenir o novo coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
  • evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • manter os ambientes bem ventilados;
  • evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Como é definido um caso suspeito do novo coronavírus?

Com a amplitude da região de risco, toda a China, pessoas vindas desta localidade nos últimos 14 dias e que apresentem febre e sintomas respiratórios podem ser considerados suspeitos.
SITUAÇÃO 01SITUAÇÃO 02SITUAÇÃO 03
Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
Febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) E  contato próximo de caso confirmado de coronavírus em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

IMPORTANTE: Os casos suspeitos devem ser mantidos em isolamento enquanto houver sinais e sintomas clínicos. Casos descartados laboratorialmente, independente dos sintomas, podem ser retirados do isolamento.

O Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergência (COE) – coronavírus para preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil. A sua estruturação permite a análise de dados e de informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e técnicos, na definição de estratégias e ações adequadas e oportunas para o enfrentamento de emergências em saúde pública.

Qual a diferença entre gripe e o novo coronavírus?

No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local. Apenas pessoas que tenham sintomas e tenham viajado para Wuhan são suspeitos da infecção pelo coronavírus.
Pois é gente, qualquer sintoma, dúvida, procure urgentemente um PS.
Vamos nos cuidar !



domingo, 26 de janeiro de 2020

Gravidez não é Doença


Gravidez não é doença, escuto frase quase todo dia , pode não ser doença mas é uma fase em que vc não pode me comparar com uma pessoa normal, estou gerando e carregando uma vida no meu ventre, minhas costas doem por que minha coluna está dilatando, parece que estou carregando um elefante nas costas, não posso pegar peso senão meu útero fica baixo e sangro, eu sinto enjôo de varios cheiros,vontade de vomitar,azia que queima tudo dentro de mim, já não consigo passar mais de 30min em pé, meus pés estão começando a inchar,  gravidez não é doença mas estou delicada, e ao mesmo tempo com os nervos a flor da pele de tão estressada , preciso ter cuidados , ainda tem gente que pergunta, pq vc dorme tanto ? Mas isso é preguiça, e pq não vai trabalhar? sério mesmo que tudo isso que eu sinto aí em cima é frescura?  Ah mas a fulaninha desce até o chão com a barriga de 9 meses, uma  amiga minha carrega 30kg de cimento, poxa  vida nem todo mundo é igual , não é atoa que temos preferecial em filas de banco, supermercado , ônibus e etc; unica coisa que eu quero dizer com tudo isso é que toda grávida tem direito a ter repouso e ter prioridade sim, não por frescura, mas pelo sim simples fato de estarmos carregando um ser humano em formação, um ser humano chamado bebê , que precisa de cuidados ainda aqui dentro da minha barriga. 

Autor: Desconhecido
Tirei do instagram: @Manual_TGM

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Teste de Gravidez: Tire suas Dúvidas

Nenhuma descrição de foto disponível.


Teste de Gravidez: Tire suas Dúvidas


Olá mulheres,


Vamos falar hoje um pouco mais sobre testes de gravidez.

A menstruação atrasou e você não para de pensar: “Será que estou grávida?”. Para obter a resposta, muitas mulheres correm na farmácia para comprar o teste. Mas será que eles são confiáveis? Quais os tipos de testes que existem?

O teste de farmácia é bastante confiável e muito simples de ser realizado. É feito com a urina da mulher e tem o objetivo de detectar o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG), produzido pelo embrião, chamado de hormônio da gravidez.

💢💢Mas atenção, ele só será eficaz se realizado depois que a menstruação atrasar. Muitas mulheres querem muito engravidar, ficam ansiosas e fazem esses testes precocemente, logo depois ficando chateadas com o resultado negativo.💢💢

Nas farmácias, você encontra testes de gravidez de diferentes marcas e valores. Testes de algumas marcas podem ter uma sensibilidade maior, ou seja, conseguem detectar níveis menores de hCG, podendo confirmar a gestação, muitas vezes, até antes do da menstruação atrasar.

Leia as instruções

Ao comprar o teste, a mulher deve verificar se a embalagem está lacrada, em perfeitas condições e dentro do prazo de validade. Depois, é necessário ler com cuidado todas as instruções para que o manuseio do kit seja correto e não comprometa o resultado. Geralmente, os testes vem com uma tira sensível e um copinho, em que a mulher deposita a urina para depois inserir a tira.

Caso apareça uma segunda linha, o resultado deu positivo. Alguns, a mulher já urina em cima do próprio teste e também aguarda o aparecimento de uma segunda linha. Porém, cada teste é diferente, então leia as instruções com muita atenção.

Se a mulher realizou o teste e deu negativo, não é motivo para desanimar. O que ocorre é que, mesmo estando grávida, seu corpo ainda não apresenta a quantidade de hCG detectável pelo teste. Aí, é só esperar mais alguns dias e, na ausência da menstruação, realizar um segundo teste.

Exame no laboratório

Muitas mulheres ficam receosas com os testes de farmácia e partem logo para o exame de detecção de gravidez realizado em laboratório. O exame em laboratório também é feito para confirmar o resultado positivo do teste de farmácia.

O exame em laboratório também detecta o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG), seja na urina ou no sangue. O exame de sangue, chamado de beta hCG, pode ser qualitativo (detecta ou não a presença do hCG) ou quantitativo (detecta a quantidade de hCG). Ele é mais preciso que o teste de farmácia.

O seu médico pode prescrever o exame de sangue para descobrir se você está grávida, mas em muitos laboratórios é possível fazer esse exame sem a indicação do médico. Informe-se na sua cidade.

Se os testes de gravidez deram negativo e sua menstruação ainda não deu as caras, marque uma consulta com o ginecologista. Ele irá pedir exames específicos para verificar o que está acontecendo.

Procure sempre um médico

É muito importante que você marque uma consulta com seu um ginecologista assim que diagnosticar a gravidez. O médico dará início ao pré-natal, com exames e orientações para acompanhar mês a mês a sua saúde e o desenvolvimento de seu bebê. Espero que essas dicas tenham ajudado vocês a entender um pouco mais sobre o assunto.

Resultado de imagem para testes positivos
Imagem relacionada
Imagem relacionada

MUCO VAGINAL

MUCO VAGINAL

O que muitos pensam que é sujeira.
Se trata de algo natural, chamada Muco vaginal, aquele trequinho branco na calcinha.
Mas você sabe a diferença entre eles?


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e close-up, texto que diz "Muco Clara de Ovo, Tem esse nome porque tem o aspecto semelhante a uma clara de ovo. Significa que você está no pe rodo fértil, com grande probabilidade de gravidez."


1 - Muco Clara de Ovo, tem esse nome porque tem o aspecto semelhante a uma clara de ovo. Significa que você está em período fértil, com grande probabilidade de gravidez.






A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e close-up, texto que diz "Muco Aquoso, Lembra um pouco xixi. Também significa período fertil, muitas meninas acham que urinam, mas o cheiro é diferente da urina."




2 - Muco Aquoso, lembra um pouco xixi.
Também significa período fértil, muitas meninas acham que urinaram, mas o cheiro é diferente da urina.





A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto que diz "Muco Turvo, Parece um hidratante. É geralmente a mucosa oós-menstruação. Período não Fértil."
                                          


3 - Muco turvo, parece um hidratante.
É geralmente a mucosa pós-menstruação. Período não fértil.






A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto que diz "Muco Pegajoso e Pastoso, É aquele que da até para "raspar" do fundo da calcinha Significa que sua menstruação está próxima e que você não está fértil."


4 - Muco pegajoso e pastoso, é aquela que da até para “raspar” do fundo da calcinha.
Significa que sua menstruação está próxima e que você não está fértil.

Vamos falar da Toxoplasmose

INFORMAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA
A imagem pode conter: texto

A toxoplasmose é uma zoonose (doença transmitida dos animais aos homens) causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii.

Infelizmente, não faz parte da rotina médica o atendimento de zoonoses, mas para nós, médicos veterinários, é muito comum.

Nós lutamos todos os dias para derrubar o mito de que o gato é grande vilão da toxoplasmose; queremos mostrar à população como realmente acontece a transmissão. Realmente, não se pode negar, o Toxoplasma Gondii é um protozoário que tem seu ciclo de vida em diversos carnívoros, mas somente no felino ele é capaz de completá-lo e infestar o meio ambiente.

Mas há um caminho longo e cheio de barreiras para que uma pessoa adquira a doença diretamente do injustiçado gato.

Em 1º lugar, não são todos os felinos que têm predisposição para fazer a doença, mas somente aqueles que ingerem carne crua ou mal assada ou que são caçadores (baratas, ratos,etc.).

Para que ocorra transmissão para o gato, é necessário que o este coma a carne que contenha os cistos do toxoplasma.
Na maioria, são animais que tem acesso à rua e que estão com seu sistema imune comprometido.

Estima-se que apenas 1%- UM EM CEM! - da população felina albergue o protozoário.

Em 2º lugar, o gato, se estiver contaminado, só elimina o parasito nas fezes durante 15 dias e apenas uma vez em toda a sua vida.
Geralmente esta eliminação ocorre 10 dias após ter se infectado.

Em 3º lugar, para ocorrer a contaminação de pessoas a partir das fezes do gato, é necessário que estas fezes fiquem no ambiente por, NO MÍNIMO, 48 horas, e que depois sejam ingeridas (que ser humano vai querer comer fezes de gato?); caso contrário, o ciclo não se completa!

Os gatos possuem o hábito de limpar-se, não deixando restos de fezes na pelagem, e enterram seus excrementos.

Porém, mesmo que não se limpem, já há estudos mostrando que não há viabilidade de infecção caso hajam fezes grudadas no pêlo do animal.

A possibilidade de contaminação do proprietário do gato pelo próprio gato é mínima ou inexistente.

Acariciar um gato e tê-lo como animal de companhia não representa perigo. Mordidas ou arranhões do gato também não transmitem toxoplasmose.

O mais comum é que a doença seja adquirida via ingestão de carnes mal cozidas, e também pela ingestão de verduras e legumes mal lavados e falta de higienização das mãos após o manuseio com terra.

Tendo em vista o supracitado, é por isso que há um alto índice de toxoplasmose em Portugal, pelo alto consumo de embutidos (leia-se sem cozimento), e também em Erechim (interior do Rio Grande do Sul), que é o lugar com maior índice de toxoplasmose no planeta, pelo alto consumo de carne suína mal cozida.

Ademais, somente pessoas imunodeficientes ou as mulheres grávidas que nunca tiveram contato com o parasita (leia-se sem formação de anticorpos) formam o grupo de risco.

Se fizermos sorologia numa determinada população, a maioria será positiva para toxoplasmose, não pelo fato de terem a doença, mas sim porque, em algum momento da vida, houve contato com o cisto do parasita e o corpo produziu anticorpos, e estes anticorpos permanecem para o resto da vida.

Portanto, que fique bem claro que beijar, abraçar, dormir com gatos

NÃO LEVA À TRANSMISSÃO DA TOXOPLASMOSE!

A prevenção da toxoplasmose se dá com boas práticas de higiene, tais como limpar a caixa de areia dos felinos diariamente, não ingerir alimentos crus ou mal-cozidos sem prévio congelamento por 48 horas, não ingerir leite in natura e embutidos não fiscalizados, limpar cuidadosamente qualquer material que entre em contato com carnes cruas, e fazer uso de luvas ao realizar jardinagem.

Além disso, evite que seu gato tenha acesso á rua e, é claro, o animal deve ser vacinado, desparasitado interna e externamente e examinado regularmente por um médico veterinário para que se evite qualquer doença.

Na dúvida?

Faça uma sorologia, sua e do seu felino, para toxoplasmose.

E por favor, não abandone seu animal de estimação JAMAIS!!!!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Maca Peruana e Seus Benefícios

Tudo sobre a Maca Peruana


O QUE É MACA PERUANA?

A Maca Peruana é uma raiz de origem peruana conhecida a muito tempo pelos seus benefícios.
Maca contém quantidades significativas de aminoácidos, hidratos de carbono e minerais, incluindo cálcio, magnésio, fósforo, zinco, ferro, bem como as vitaminas B1, B2, B12, C e E e fibras, ajudando na saciedade e consequentemente na perda de peso tbm!
Como um suplemento nutricional, Maca peruana tem efeitos tônicos abundantes no funcionamento bioquímico do corpo humano. O principal desses efeitos é a melhora da função endócrina. O sistema endócrino inclui todas as glândulas, e hormônios que segregam e existe no corpo, controle de fertilidade, tais como condições, a função sexual, digestão, cérebro e fisiologia do sistema nervoso, e os níveis de energia.

PARA QUE SERVE MACA PERUANA?

Nutritivo e energético, o suplemento de maca peruana aumenta a vitalidade, combate o stress e o cansaço, promove a libido, aumenta a fertilidade, o desempenho sexual, auxilia em dietas de emagrecimento e combate a osteoporose e anemia. Suas propriedades estimulam a produção de hormônios pelo organismo, o que o torna funcional no tratamento de deficiência hormonais.
Além disso, a maca peruana fortifica o sistema endócrino e cognitivo, com efeito benéfico sobre o processo de ensino-aprendizagem. Outra propriedade importante é o controle da diabetes. O fitoterápico é capaz de reduzir a glicemia e aumentar os níveis de insulina, além de melhorar o perfil lipídico e a tolerância à glicose. Por fim, casos de desnutrição, descalcificação, depressão, ansiedade também podem ser tratados com a maca.

BENEFÍCIOS DA MACA PERUANA

  • Aumenta os níveis de energia;
  • Promove sensação de bem-estar;
  • Alivia sintomas de TPM e menopausa;
  • Aumenta a fertilidade;
  • Estimula a produção de hormônios pelo organismo;
  • Controla a osteoporose;
  • Aumenta a resistência física;
  • Melhora a memória e a concentração;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Regula o ciclo menstrual;
  • Aumenta a espermatogênese.




Está com muita dificuldade pra engravidar?conheça nosso produto que está realizando sonho de várias tentantes.clique no link abaixo para saber mais
👇👇👇